A Clínica de Recuperação Saber Amar oferece tratamento para haxixe em São Paulo e possui anos de experiências com dependentes da maconha. A dependência química é uma doença séria que pode levar ao desenvolvimento de transtornos psicológico e outras enfermidades.

Existem muitos estudos que divergem sobre a questão da maconha e a dependência química. Contudo, o fato é que existem pessoas que sim desenvolvem essa dependência e precisam de tratamento adequado.

Tratamento haxixe

Afinal, o haxixe e a maconha podem viciar?

Em uma entrevista concedida ao Dr. Drauzio Varella em 2011, Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, que foi um médico psicofarmacologia referência mundial nos estudos sobre cannabis (a planta que dá origem à maconha), explica:

  • há casos registrados de dependência, mas eles não são frequentes, se considerarmos a imensa população mundial de usuários. Além disso, comparada com outras drogas, a maconha é muito menos indutora de dependência química.

Ou seja, existem sim casos registrados de dependência química associado ao uso do haxixe. Uma matéria da revista Superinteressante cogita que o mito da maconha não viciar, venha justamente do baixo número de dependente em relação às outras drogas.

A revista ouviu o psiquiatra Dartiu Xavier, então coordenador do Programa de Atenção a Dependentes Químicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre o tema. Ele afirmou que a dependência química da maconha está ligada ao perfil do consumidor:

  • Segundo Xavier, o típico candidato a dependente é um sujeito jovem, quase sempre ansioso e eventualmente depressivo. “São pessoas que podem se viciar tanto em maconha quanto em sexo, jogo ou internet.”

Sendo assim, a pessoa que faz uso do haxixe ou da maconha em qualquer composição é sim um potencial dependente. E caso haja suspeitas sobre o caso é muito importante procurar um médico. A Saber Amar oferece esse diagnóstico clínico paras seus pacientes.

Além de tudo isso, apesar do baixo número de viciados, a maconha é a droga mais consumida do mundo. Segundo o Relatório Mundial de Drogas de 2018, 188 milhões de pessoas afirmaram ter consumido essa substância em 2017.

a maconha é a droga mais utilizada do mundo, o Relatório Mundial de drogas de 2018 aponta: 188 milhões de pessoas afirmaram ter consumido essa substância em 2017.

E segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), 7,7% dos brasileiros com idade entre 12 e 65 anos já afirmaram ter experimentado maconha pelo menos uma vez. Ou seja, quanto mais pessoas experimentando maconha, mais pessoas estão propensas à dependência.

Quando é a hora certa para buscar um tratamento para haxixe ou maconha?

O momento de iniciar um tratamento sempre deve ser diagnosticado por um médico, como já dito. Contudo, existem alguns sinais de alerta que podem ser observados:
  • a droga se torna o centro da vida da pessoa, ela vive em função disso;
  • perda de interesse nas atividades que eram as mais divertidas, legais ou relaxantes para a pessoa, como hobbies, por exemplo;
  • queda de rendimento e faltas no trabalho, escola ou faculdade;
  • deixar de comparecer em compromissos frequentemente;
  • atitudes violentas ou agressivas;
  • envolvimento em atitudes criminosas;
  • mudança do círculo de amizades repentina;
  • sintomas recorrentes de abstinência;
  • sintomas físicos como olhos vermelhos, excesso de apetite e lentidão aparecendo com frequência;
  • desaparecer de casa por longos períodos e só voltar para buscar comida e dinheiro;
  • desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade, depressão ou esquizofrenia;
  • claros prejuízos à saúde em consequência do uso da drogas e não parar de usar.

Ao identificar pelo menos três desses sintomas é hora de buscar ajuda profissional. Na Saber Amar temos atendentes capacitados para guiar o próprio dependente e/ou sua família nesse momento de identificação.

Como funciona o tratamento em si para haxixe ou maconha?

Existem diversas intervenções possíveis que serão indicadas de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. Afinal, é necessário entender a gravidade da dependência e também as condições psicológicas e físicas individuais de cada paciente para montar um tratamento.

Em clínicas de recuperação você pode encontrar um tratamento multidisciplinar que irá atacar diferentes aspectos da doença. O que é muito interessante, porque como já vimos o dependente de maconha pode ser uma pessoa psicologicamente fragilizada.

Então, quanto um profissional ataca o aspecto químico do transtorno, outro ataca o psicológico e outro ataca o social. Assim, o paciente terá uma interação completa para ser reinserido em sociedade.

Dentro da internação na Saber Amar existem os seguintes tratamentos:

  • acompanhamento psiquiátrico;
  • uso de medicação;
  • terapias;
  • acompanhamento psicológico;
  • grupos de apoio.

Quais as consequências do uso de haxixe no corpo?

Quando falamos do tratamento para dependência é interessante entender o que acontece no organismo da pessoa que usa droga. Saber disso nos leva a entender porque é importante buscar ajuda profissional assim que se constata a dependência.

O uso do haxixe e da maconha bloqueia a memória de curto prazo, que segundo o Dr. Elisaldo Carlini é um perigo principalmente para os estudantes:

Quem vive chapado o tempo todo não consolida a memória de longo prazo, uma vez que ela se solidifica pela repetição do que é registrado na memória de curto prazo.

Para os homens que fazem uso de maneira contínua há uma diminuição na taxa de testosterona, o que leva à redução do número de espermatozoides. Ambos efeitos podem desaparecer quando o indivíduo se afasta da droga.

Além desses efeitos, existem efeitos preocupantes para quem faz da substância a longo prazo:

  • diminuição da atividade motora;
  • crises de alucinação;
  • mudanças na frequência cardíaca;
  • variações de humor;
  • prejuízos ao aparelho respiratório.

Clínica Saber Amar: Tratamento para haxixe em São Paulo - SP

A Saber Amar tem anos de experiência na recuperação de dependentes do haxixe e da maconha. Conta com uma equipe multidisciplinar, experiente e muito capacitada. O maior compromisso é com a recuperação e reinserção social humanizada.

Apresenta todos os tipos de internação: voluntária, involuntária e compulsória. Com prática e conhecimento em resgates, sempre prezando pelo bem-estar do paciente durante todo o processo.

Além disso, oferece atendimento 24 horas para o paciente. E os colaboradores estão capacitados para auxiliar familiares e amigos no processo.

Quer saber mais sobre o tratamento para haxixe em São Paulo da Saber Amar? Entre em contato conosco pelo nosso site ou pelo whatsapp que sempre conta com um profissional de plantão.