Tratamento maconha em clínica de recuperação em SP

Tratamento maconha em clínica de recuperação em SP

Muitos usuários da maconha dizem que essa droga não causa dependência, mas ela causa, sim. Assim como um cigarro comum, a maconha exige uma série de passos e etapas para interromper o seu uso. Em alguns casos, é necessário escolher um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP para facilitar o caminho.

Efeitos da maconha

O Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), com o apoio do Ministério da Saúde, produziu uma cartilha sobre a maconha, na qual explica os efeitos dessa substância em quem a usa.

Os especialistas dividiram esses efeitos em quatro categorias: físicos (ação sobre o próprio corpo ou partes dele), psíquicos (efeitos sobre a mente), agudos (aqueles que ocorrem apenas algumas horas depois de fumar) e crônicos (consequências após o uso continuado — semanas, meses ou anos).

Efeitos físicos agudos da maconha

O mais popularmente conhecido são os olhos vermelhos, chamado de hiperemia das conjuntivas na linguagem médica. Outros menos familiares são a boca seca e a taquicardia. Por conta desse último efeito, o coração pode passar de 60-80 batimentos por minuto para os 120-140 (ou mais). Danos severos ao coração podem acontecer em pessoas com predisposição a problemas cardiovasculares.

Efeitos psiquiátricos agudos

A cartilha explica que esses efeitos dependem muito da sensibilidade do usuário e da qualidade maconha fumada. Apesar de alguns dependentes experimentarem sensações de bem-estar e vontade de rir, outros se sentem angustiados, ficam com medo, sentem o corpo inteiro tremer e passam por ondas de suor generalizado.

Além disso, pessoas que precisam de tratamento maconha em clínica de recuperação em SP perdem a noção de tempo e de espaço. Isso significa que um minuto no relógio pode passar a sensação de horas, como também uma caminhada de alguns metros pode passar a impressão de ter andado por quilômetros.

A memória, principalmente a de curto prazo, que se refere a lembranças recentes, fica drasticamente reduzida. Da mesma forma que a atenção e habilidade de executar tarefas simples e, principalmente, mais complexas, como dirigir.

Em outros casos, quando a dose é maior, a pessoa que fuma maconha pode sofrer com delírios e alucinações.

Efeitos físicos crônicos

Talvez esses sejam os piores efeitos da maconha, que chegam com o uso continuado. Por isso, é importante ter atenção para procurar ajuda de um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP antes desse momento.

Os pulmões são os primeiros órgãos a darem sinal de que algo está errado, afinal é um cigarro e a fumaça é altamente irritante. Alguém que faz uso frequente e prolongado da maconha pode sofrer com bronquite e até mesmo câncer.

Os hormônios também passam por uma série de alterações, principalmente a testosterona nos homens. Eles apresentam número reduzido de espermatozóides e, assim, passam por problemas de infertilidade.

Efeitos psíquicos crônicos

O uso continuado da maconha interfere na capacidade de aprendizagem e de memorização. Pode também causar um estado de apatia, em que nada mais tem graça ou importância na vida, chamada de síndrome amotivacional. Nessa etapa, a dependência é clara e, quanto antes um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP for iniciado, menos abrangentes serão os danos permanentes.

Como parar de fumar maconha: 5 dicas de tratamento maconha em clínica de recuperação em SP

Quase nunca decidir parar de fumar é o suficiente para abandonar esse hábito tão prejudicial. Durante esse processo, se feito sem supervisão e auxílio, o usuário pode sentir desejos incontroláveis e mudanças de humor muito complicadas de lidar.

Se você (ou alguém da família) quer tentar parar sozinho, antes de procurar um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP, esses são os pontos principais a serem seguidos.

Tenha uma meta

Pense nos benefícios de estar sóbrio, quais os seus planos que a maconha está atrapalhando ou até mesmo algo que você deseja fazer quando ficar livre da maconha. Foque nesses objetivos.

Durante muitos momentos, principalmente os iniciais, você vai querer desistir, mas ter em mente essa meta vai ajudar a seguir no caminho certo para longe do vício.

Tenha ajuda

Essa é a principal vantagem de estar em um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP. A equipe médica e de suporte vai oferecer todo o apoio necessário para que você não se sinta sozinho nesse momento. Além deles, outras pessoas, com histórias semelhantes à sua, que também estão tentando parar, podem ser a ajuda necessária para não abandonar o tratamento.

Se o caso é tentar parar sozinho, se cerque de pessoas que possam te ajudar nessa missão e se afaste daquelas que incentivam o vício. Tenha para quem ligar ou mandar uma mensagem nos instantes em que a vontade de fumar bate com mais força.

Lembre-se que algumas pessoas às vezes têm um papel muito claro de ligar você ao vício. Pelo menos durante um período inicial, se afaste delas. Depois, quando você estiver mais fortalecido e decidido a estar longe da maconha, pode pensar se essa relação ainda é saudável.

Se desfaça dos objetos relacionados com o vício

Aqui o segredo é dificultar a recaída. Jogue fora tudo o que for relacionado com a maconha, não tenha nada à mão se quer realmente parar. Pense como se estivesse num tratamento maconha em clínica de recuperação em SP, em que o ambiente não é favorável e nem sugestivo para o consumo da droga.

Evite os gatilhos

Os gatilhos para o uso da droga variam muito. Para alguns, pode ser um ambiente, uma situação ou até um horário do dia. Para outras, certas companhias, sentimentos ou rotinas podem trazer à tona a vontade de fumar maconha. Fique atento para identificar esses gatilhos e desenvolva as suas próprias estratégias para lidar com eles.

Em um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP, essas estratégias são pensadas em terapia, junto com um psicólogo ou psiquiatra.

Encontre uma válvula de escape

Se você pensar na maconha como um item presente na sua rotina, no dia em que você parar de fumar, vai sentir falta de alguma coisa preenchendo esse espaço. A lógica aqui é encontrar um outro hábito para substituir esse vício, mas que seja saudável. Não procure outras drogas.

Sempre existe a possibilidade de enfrentar essa batalha com a ajuda de profissionais capacitados. Ninguém tem que passar por um processo de desintoxicação sozinho, um tratamento maconha em clínica de recuperação em SP pode ser a opção mais segura.