Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP
Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP: o que é e quando procurar uma
O vício em substâncias químicas legais e ilegais pode destruir a vida não só de quem é usuário, mas de uma família inteira. Por isso, uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP atua no tratamento de dependentes químicos, ajudando também as pessoas que convivem com o doente. Entenda como é feito esse trabalho e quais os sinais que indicam que é a hora de procurar ajuda.
O que é uma comunidade terapêutica em São Paulo - SP
As comunidades terapêuticas são um tipo de tratamento clínico para dependentes químicos. Segundo o Governo Federal, essas comunidades são entidades privadas, sem fins lucrativos, que oferecem gratuitamente o acolhimento de pessoas que sofrem com transtornos causados pelo uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.
Uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP (ou em qualquer outro estado brasileiro) trata os dependentes químicos em regime residencial. Também só aceita internações voluntárias, ou seja, de doentes que entendem que precisam de tratamento e aceitam essa intervenção.
O período de internação pode variar entre 3 meses e 1 ano, de acordo com o projeto terapêutico de cada entidade. Durante esse tempo, a principal ferramenta e diferencial dessas comunidades é a convivência entre pares. Isso significa que os dependentes químicos vão ter a oportunidade de trocar experiências e vivências com outras pessoas que têm uma história de vida semelhante.
Muita gente conheceu esse modelo de intervenção com a chegada do Desafio Jovem ao Brasil, ainda em 1972. O tratamento oferecido por uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP é muito ligado a movimentos religiosos, principalmente católicos e evangélicos. No dia a dia da comunidade, muito se fala sobre fé. O alicerce da espiritualidade é bastante usado junto com a disciplina e o trabalho para o tratamento como um todo.
Quem pode procurar esse serviço?
Se afastar de tudo o que estimula o vício é uma das primeiras medidas que precisam ser adotadas por quem está em uma situação de abuso de substâncias ilegais (ou legais, como álcool).
Por isso, as comunidades terapêuticas são indicadas para quem necessita de afastamento do ambiente onde iniciou, desenvolveu ou ainda se mantém o uso e o vício em drogas como crack, maconha, cocaína e muitas outras.
Para acessar esse tipo de terapia gratuita e voluntária, o cidadão precisa passar por uma avaliação médica primeiro, que irá indicar a necessidade desse tratamento. Essa avaliação pode ser emitida pela rede de saúde ou até por um profissional habilitado da própria Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP.
Como encontrar uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP
Como já explicado, o acolhimento em comunidades terapêuticas precisa sempre ser voluntário. Quando o dependente químico decide aderir a uma dessas comunidades, é feito um Plano de Acolhimento Singular (PAS), que considera alguns pontos:
- Reinserção social da pessoa acolhida: já no início do tratamento é preciso pensar em como a pessoa voltará ao convívio social, qual a realidade e quais melhorias podem ser feitas.
- Construção de hábitos saudáveis: durante os meses de tratamento, alguns novos costumes precisam ser apresentados para a pessoa usuária. Eles ajudarão na recuperação e darão suporte no futuro, como ferramentas para resistir ao vício e não sofrer recaídas.
- Incentivo do vínculo familiar: a palavra comunidade significa literalmente um grupo de pessoas que compartilha de um vínculo. Então, é natural que haja o estímulo para que familiares, amigos e outros acolhidos fortaleçam seus laços e troquem experiências. As pessoas são mais fortes juntas, se ajudando.
Para ter acesso ao serviço, o Governo Federal disponibiliza o número de telefone 121. Nessa linha, é possível pedir o endereço da comunidade terapêutica mais próxima e também verificar se há vagas.
De maneira geral, esses são os documentos exigidos para dar entrada em uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP
- Avaliação diagnóstica da rede de saúde
Documento de identificação com foto - Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira profissional (lado com a foto e o lado da identificação social) ou passaporte.
4 sinais de que o dependente químico precisa ir para uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP
Se você usa alguma substância ou convive com uma pessoa usuária, fique atento a esses sinais. Eles podem ser um pedido de socorro que você está ignorando.
1. Mudança na rotina
Quem tem um vício não consegue manter uma rotina afastada das drogas. O dependente muda completamente seus hábitos para ter momentos para usar e também para ficar sozinho.
Convivência cada vez menos frequente com a família pode ser um indício forte do uso de substâncias que causam dependência.
2. Mentiras frequentes
As primeiras mentiras são para esconder onde estava e as companhias. Depois, o dependente passa a justificar faltas no trabalho, aulas, compromissos ou mesmo ausências nas obrigações de casa com histórias que se repetem com muita frequência e que não têm sentido nenhum.
Com o tempo, a mentira aparece como mecanismo para conseguir dinheiro para comprar drogas. Amigos, familiares e até meros conhecidos podem ser vítimas dessas tentativas.
3. Agressividade
Algumas drogas têm como próprio efeito a agressividade. Outras vezes, o usuário fica agressivo ao tentar disfarçar o uso dessas substâncias.
Violências, ataques, hostilidades e provocações também são comportamentos frequentes em quem está passando pela abstinência, aqueles momentos entre os usos. Os períodos de abstinência são perigosos para o doente e para quem está ao redor, pois o usuário não tem muita noção do que está fazendo e é capaz de tudo para conseguir a droga.
4. Perda de peso e falta de cuidado consigo
O vício só existe quando uma pessoa perde o cuidado consigo mesmo e abre mão dos hábitos de uma vida saudável.
Quem está passando por um momento adoecido de dependência não se alimenta da maneira correta, não faz sua higiene de maneira apropriada e deixa de pensar na própria saúde.
Esse novo estilo de vida leva à perda excessiva de peso e abre a porta para infecções e doenças oportunistas. Pele, cabelos e dentes ficam visivelmente afetados e com aspecto prejudicado.
Não deixe de procurar ajuda. Consulte a disponibilidade de uma Comunidade terapêutica em Jundiaí - SP perto de você. É sempre tempo de reagir e tratar uma dependência química. O caminho é difícil, mas, com a ajuda certa, pode ser exatamente o necessário para sair dessa vida.