clínica de recuperação para alcoólatras em São Pedro da Aldeia - RJ
O alcoolismo é caracterizado pela dependência do indivíduo ao álcool, que está ligado ao consumo constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
Além de danos ao organismo, a dependência alcoólica costuma também acarretar problemas ao convívio social, causando afastamento de família e amigos. Outra área bastante afetada costuma ser o trabalho e os estudos. Conheça o básico sobre a doença e como buscar ajuda:
Entendendo a amplitude
Segundo a gastroenterologista Eloíza Quintela, o álcool é a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola, estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, nesta ordem. No País, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool.
Além disso, a pesquisa realizada por ela mostra que motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais em São Paulo. Isso porque o consumo descontrolado está muitas vezes associado a outros comportamentos nocivos como brigas, acidentes de trânsito, violência doméstica e práticas criminais.
Possíveis causas na adolescência
A maioria dos dependentes por álcool inicia o consumo muito precocemente, na adolescência. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo antes dos 16 anos aumenta significativamente o risco de beber em excesso na idade adulta.
Outros perigos do consumo por menores podem envolver sequelas neuroquímicas, emocionais, déficit de memória, perda de rendimento escolar, retardo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades, entre outros problemas.
Consumo máximo recomendado
Considera-se que o consumo aceitável de bebidas alcoólicas é aquele que não é diário e não ultrapassa a quantidade de 20 gramas de álcool em um único dia para mulheres e pessoas idosas ou 30 gramas de álcool por dia para os homens. Mas é possível entender de forma mais simples.
Um drink a medida de qualquer bebida que contenha cerca de 14 gramas de álcool. Isso equivale a uma taça de vinho (150 ml com teor alcoólico de 12%), uma lata de cerveja (350 ml com teor de 5%) ou 45 ml de uísque (uma dose com teor de 40%).
Portanto, podemos dizer que o consumo aceitável de álcool preenche os seguintes critérios:
- Não beber todos os dias, devendo haver pelo menos 2 dias da semana sem consumo de álcool.
- Homens não devem beber mais do que 2 drinks em um único dia.
- Mulheres e pessoas acima de 65 anos (homens incluídos) não devem beber mais do que 1 drink por dia.
A diferença entre o consumo masculino e feminino se dá por fatores biológicos que acabam conferindo mais resistência ao homem em relação à substância, não estando relacionada a critérios “moralmente aceitáveis”.
Opções de tratamento
Antes de iniciar qualquer tratamento em uma clínica de recuperação, é importante que o dependente passe por uma criteriosa análise clínica, pois os casos de alcoolismo são bem heterogêneos e merecem atenções diferentes para cada gravidade.
Deve-se avaliar se além da dependência química existe uma co-morbidade psiquiátrica, principalmente depressão e ansiedade. A associação desses transtornos com álcool é muito comum e demanda tratamento específico.
A maioria dos tratamentos engloba grupos de ajuda, tratamento farmacológico e acompanhamento psicoterapêutico. Em algumas localidades, o SUS oferece tratamento gratuito para alcoolismo. Caso não esteja disponível, é possível optar pela recuperação em clínicas particulares ou filantrópicas.
Vantagens do tratamento clínico
A internação é uma das maneiras mais eficazes no tratamento do alcoolismo, uma vez que o paciente conta com todos os recursos necessários disponíveis a todo momento. Sem falar que todo o ambiente inspira a mudança de hábitos, uma vez que está cercado de pessoas para ajudar a lutar contra o vício ou passando pela mesma recuperação.
Desse modo, a partir da infraestrutura hospitalar, habilidade profissional, além de tempo e paciência é possível vencer os desafios da dependência ao álcool para viver com melhor qualidade de vida e por mais anos.
Além disso, dentro da clínica é possível aprender técnicas com psicólogos, psiquiatras e grupos de apoio para agir diante de gatilhos mentais que poderiam levar à recaídas no tratamento. Sabendo reconhecê-los, o esforço de manter-se sóbrio aos poucos diminui até se tornar algo natural.
Como escolher uma clínica
Se o preço for muito baixo, é bom suspeitar. Pesquise bastante sobre esse tipo de clínica, verifique o histórico e os métodos de tratamento. Normalmente o preço é um indicador do valor técnico e profissional da clínica.
Para saber se a clínica observada é uma boa opção, se atente ao tempo de tratamento, a quantidade e formação dos profissionais envolvidos, a infraestrutura do local, as técnicas e abordagens de tratamento utilizadas, entre outros aspectos.
As mensalidades podem variar entre R$ 600,00 e R$ 12.000,00 em clínicas de alto padrão. Entretanto, clínicas com o valor próximo a média garantem perfeitamente toda a segurança e conforto necessários ao tratamento, não sendo necessários investimentos tão altos.
Cínica Saber Amar: clínica de recuperação para alcoólatras em São Pedro da Aldeia - RJ - RJ
Com mais de 10 anos de experiência no tratamento de dependentes em drogas e álcool, a Saber Amar está presente em diversas cidades pelo país ao longo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Nossa metodologia se baseia no tratamento multifacetado do indivíduo, no qual levamos em conta suas necessidades e questões internas buscando proporcionar um um tratamento duradouro e efetivo, sem se ver dependente de remédios.
Pensando nisso, todas as unidades contam com infraestrutura ampla e adequada, profissionais de várias especialidades, ambulâncias e carros descaracterizados para resgates, além de grupos de apoio para suporte das famílias.
Conheça a Saber Amar mais perto de você e saiba mais sobre os tratamentos oferecidos e as condições de pagamento facilitadas. Entre em contato pelo site ou pelo WhatsApp, clicando nos links.